Aprendendo a ser

Minha foto
Fá-lo-ei por eles e por outros que me confiaram as suas vidas, dizendo: toma, escreve, para que o vento não o apague.

15 de julho de 2010

Lista das minhas obras da alma

Bom, me mandaram fazer uma lista de 3 a 7 livros que “marcaram minha vida” adorei o apelo trágico rs então, vamos à lista e as suas explicações.

- Mario Quintana – Obra completa
Pode parecer um exagero, é isso mesmo, eu li a obra completa desse poeta em dupla com uma grande amiga minha, a Débora Queiroz, o que enriqueceu mais ainda a leitura, porque nós compartilhamos dessa leitura de uma forma muito agradável, ligávamos uma pra outra so pra comentar, assim que nos víamos na uece vinha à mente um poema ou outro, nossas conversas eram repletas e entrecortadas de Mario, portanto impossível esquecer a leitura e a troca intelectual com essa grande amiga

- Leite derramado – Chico Buarque
Um velho num quarto de hospital com uma pessoa aparentemente mais jovem ao lado com a qual ele rememora seu passado e preludia um futuro com ela, mas sem deixar de falar de sua esposa e de sua família. O livro me ganhou logo nas primeiras páginas por conta da entrega. A fala desarticulada e caótica do ancião cria dúvidas e suspense que prendem o leitor por se tratar de uma memória repetitiva mas contraditória, obsessiva mas esburacada. A esposa tão diferente mas mesmo assim adorada ao mesmo tempo que determina a paixão arrebatadora do marido, ocasiona a infelicidade dos dois.
Não sei por que você não me alivia a dor. Todo dia a senhora levanta a persiana com bruteza e joga sol no meu rosto. Não sei que graça pode achar dos meus esgares, é uma pontada cada vez que respiro. Às vezes aspiro fundo e encho os pulmões de um ar insuportável, para ter alguns segundos de conforto, expelindo a dor. Mas bem antes da doença e da velhice, talvez minha vida já fosse um pouco assim, uma dorzinha chata a me espetar o tempo todo, e de repente uma lambada atroz. Quando perdi minha mulher, foi atroz. E qualquer coisa que eu recorde agora, vai doer, a memória é uma vasta ferida.”
- Carta ao pai – Kafka
muito lindo, perfeito, identificação completa

- Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres – Clarice Lispector
meu primeiro e feliz contato com Clarice e foi um livro que mudou muito do que eu pensava, um livro que me ensinou sobre a vida, sobre o amor, sobre a essencia de uma relação de duas almas – Ulisses e Lóri

- Dom casmurro – Machado de Assis
a melancolia de Bentinho recordando seu passado e a dúvida nunca esclarecida me tocam, bem como a crueza do Machado, coisa que eu adoro e me traduz um pouco.

- Fragmentos de um discurso amoroso – Roland Barthes
Saindo da vertente literária, esse livro consegue me tocar de forma igual como uma obra literária, tendo em vista que Barthes desvenda por meio da teoria um pouco do que o amante com sua vista embotada pode ver do seu amado.

6 comentários:

CA Ribeiro Neto disse...

Muito boa lista!!! Você mesclou bem mais do que eu nacionais e internacionais... eruheurheurheuh

Quintana, Machado, Kafka... realmente bons nomes para se levantar!

CA Ribeiro Neto disse...

Herbenia, o Zé Neto voltou ao Blogs de Quinta, agora com um novo blog:

Zé Neto - www.pertodoserdois.blogspot.com

Só adicionar!!!

bjos

Marcília Sousa disse...

Gostei de sua lista. Destaco os livros de Chico Buarque, Clarice Lispector e Machado de Assis. O livro Leite Derramado esteve algumas vezes entre minhas opções, mas nunca o comprei. O de Clarice me atrai por gostar do modo com que ela usa as palavras, do modo que fala sobre os sentimentos. O Dom Casmurro...ahh... Machado!!Sabio em tudo o que escreve!!

Beijos!!

Marcella disse...

O título do seu blog é propositalmente homônimo de um livro, que provavelmente é o meu predileto.
Tinha gostado muito do comentário que postou no meu blog há meses atrás e me identifiquei bastante com suas críticas aos autores. Exceto alguns pequenos detalhes no leite derramos, mas entra nas nossas individualidades.

Mas fiquei curiosa para conhecê-la melhor. Gostaria de participar do clube do leitor no bnb? Eu geralmente vou às cinco horas, mas tem tb ao meio dia. É às terças, de quinze em quinze dias. Dia vinte de julho tem encontro.

Qualquer coisa, só entrar em contato.

Boa noite!

Jéssica de Sousa disse...

Esse Fragmentos de um Discurso Amoroso dá o maior ibope né nao
hauhauhua

Hermes disse...

Interessante a lista, autores clássicos e mais contemporâneos aparecem aí. Que é um fato que provavelmente não vai acontecer no meu, mas não é proposital. A Maioria eu não li, mas já ouvi falar de todos. Claro que não se compara com a leitura propriamamente dita,posso dizer que todos são interessantes, menos um, que não conheço, e não posso opinar, que é exatamente Fragmentos de um discurso amoroso.